quarta-feira, 3 de maio de 2017

O Projeto Pimpin

O PIMPIN – Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância é um programa sistematizado de preparação para a parentalidade, dirigido às grávidas e acompanhantes, pessoas com bebês e crianças de até 06 anos, residentes na área de influência do IESB Oeste conduzido pelo Núcleo de Serviço Social, focado na implementação de sessões de prevenção de DSTs/Aids e gravidez não planejada. Embora seja esse o foco central, as medidas abordam a promoção de estilos de vida saudáveis dentro do escopo da sexualidade saudável dos jovens.
Neste sentido, se entende que para um exercício da maternidade e paternidade responsáveis se faz necessário uma promoção da sexualidade como expressão da vida humana, um direito, uma necessidade fisiológica e alvo de ações que busquem garantir a saúde dos jovens para que sejam pais e mães mais conscientes.
A parentalidade é um conceito que descreve as relações entre figuras parentais e suas crianças a fim de promover o pleno desenvolvimento dessas últimas com o auxílio e mobilização dos recursos disponíveis no âmbito familiar e comunitário (PEREIRA & ALARCAO, 2010). Não se trata de um conceito neutro, mas diz respeito aos aspectos positivos ou bem-sucedidos da relação entre crianças e as figuras parentais. A preparação para a parentalidade visada pelo Projeto PIMPIN, assim, é um conjunto de intervenções que visa favorecer a construção das relações parentais por meio do fornecimento de informações e da construção de condições para a mobilização dos recursos disponíveis a cada família, sejam eles na esfera das políticas públicas ou das proteções próximas (Castel, 1998) já construídas pelos usuários atendidos.
A literatura disponível mostra que, a chegada de uma criança provoca as relações familiares em várias dimensões, desde a rotina familiar aos aspectos financeiros, emocionais e, mesmo, conjugais (Menezes & Lopes, 2007). Há um extenso debate que discute programas criados para intervir precocemente e promover a parentalidade, indicando determinantes importantes em vários lugares do mundo. A educação formal, o acesso a informação e a serviços de saúde são frequentemente indicados como elementos que incrementam as condições de cuidado e de promoção do desenvolvimento da criança (Moura et al., 2004). O conhecimento sobre os determinantes para a parentalidade bem como de seus fatores de risco constituem, ainda, esferas de intervenção que funcionam como prevenção a depressão pós-parto (Frizzo & Piccinini, 2005), violência familiar (Cecconello et al., 2003), dentre outros. Assim, programas de transição para a parentalidade como o Projeo PIMPIN são importantes para intervir precocemente junto a famílias prevenindo fatores de risco e promovendo condições concretas para a construção de relações parentais saudáveis.
O Projeto é construído nessa perspectiva e é aberto à comunidade, tendo suas sessões preparadas para atingir grupos de até 30 grávidas por curso. As sessões para pais e mães visam atingir até 20 famílias com suas crianças. O Serviço Social é responsável pela concepção, organização das oficinas, divulgação, articulação e implementação de todo o projeto.

Equipe Projeto PIMPIN

Compartilhar:
Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top